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Employee experience (EX): mais uma sigla fundamental para o RH


O universo de Recursos Humanos é cercado de termos advindos da língua inglesa. Turnover, People Analytics, Onboarding, Key Performance Indicator (KPI) só para citar alguns. É o caso de Employee Experience (EX).


A sigla representa um ponto importantíssimo tanto para o RH quanto para a organização de maneira geral. Entenda o que é e como o People Analytics pode contribuir para sua implementação abaixo.


Boa leitura!


O que é Employee Experience (EX)?

Antes de mais nada, é válido definirmos o que a expressão significa.


O Employee Experience (EX), ou experiência do funcionário em português, se refere à experiência geral que um funcionário tem trabalhando em uma determinada empresa.


Portanto, abrange todos os aspectos que envolvem a jornada do colaborador:


  • O primeiro contato com a organização no recrutamento e seleção;

  • A integração à equipe e à cultura no onboarding;

  • O dia a dia na execução do cargo;

  • O desenvolvimento na empresa;

  • Até o desligamento ou aposentadoria.


Ademais, existem 3 pontos fundamentais para a composição do EX:


  1. Ambiente cultural: proporcionado pela cultura corporativa, logo pode despertar sentimentos como desânimo ou motivação a depender da atuação da empresa.

  2. Ambiente tecnológico: se refere às ferramentas como dispositivos, softwares, aplicativos e ferramentas de aprendizado.

  3. Ambiente físico: A depender das instalações, pode ou não oferecer um local adequado para a rotina diária do funcionário.

Por que ele é tão fundamental para as empresas e para o RH?

Companhias que proporcionam uma boa experiência têm mais probabilidade de atrair e reter os melhores talentos, melhorar a produtividade e a lucratividade geral.


E, isso é respaldado por dados. Empresas que desenvolvem estratégias de employee experience apresentam 40% menos turnover e 4,2 vezes mais lucro médio do que as que não investem nisso. É o que demonstra uma pesquisa de Jacob Morgan, especialista no tema.


Como posso fomentar o Employee Experience na minha organização?

Uma experiência positiva do funcionário envolve a criação de um ambiente de trabalho que promova o engajamento, a produtividade e a satisfação do funcionário.


Ou seja, passa por fatores como oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional, remuneração e benefícios justos, reconhecer e recompensar as contribuições dos funcionários e promover uma cultura de comunicação aberta e colaborativa.


Além disso, investir em um RH estratégico e digital é imprescindível para que o empreendimento consiga manter a longo prazo um EX positivo.


Afinal de contas, ele envolve a revisão de processos, análise de dados e decisões assertivas.


O People Analytics contribui para um melhor Employee Experience

O método é uma ótima ferramenta para diminuir a carga operacional do setor de RH e permitir o acompanhamento de métricas relevantes como produtividade e absenteísmo para a construção de EX.


A partir disso, os insights obtidos da análise de pessoas podem ajudar a empresa a otimizar seu EX e a melhorar a cultura organizacional.


As soluções de People Analytics da RH Numbers concentram em dashboards facilmente visualizáveis os principais indicadores de um negócio, facilitando ainda mais o processo de análise.


Conheça os nossos planos e garanta uma série de vantagens competitivas para desenvolver o Employee Experience (EX) da sua organização.





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