O universo de Recursos Humanos é cercado de termos advindos da língua inglesa. Turnover, People Analytics, Onboarding, Key Performance Indicator (KPI) só para citar alguns. É o caso de Employee Experience (EX).
A sigla representa um ponto importantíssimo tanto para o RH quanto para a organização de maneira geral. Entenda o que é e como o People Analytics pode contribuir para sua implementação abaixo.
Boa leitura!
O que é Employee Experience (EX)?
Antes de mais nada, é válido definirmos o que a expressão significa.
O Employee Experience (EX), ou experiência do funcionário em português, se refere à experiência geral que um funcionário tem trabalhando em uma determinada empresa.
Portanto, abrange todos os aspectos que envolvem a jornada do colaborador:
O primeiro contato com a organização no recrutamento e seleção;
A integração à equipe e à cultura no onboarding;
O dia a dia na execução do cargo;
O desenvolvimento na empresa;
Até o desligamento ou aposentadoria.
Ademais, existem 3 pontos fundamentais para a composição do EX:
Ambiente cultural: proporcionado pela cultura corporativa, logo pode despertar sentimentos como desânimo ou motivação a depender da atuação da empresa.
Ambiente tecnológico: se refere às ferramentas como dispositivos, softwares, aplicativos e ferramentas de aprendizado.
Ambiente físico: A depender das instalações, pode ou não oferecer um local adequado para a rotina diária do funcionário.
Por que ele é tão fundamental para as empresas e para o RH?
Companhias que proporcionam uma boa experiência têm mais probabilidade de atrair e reter os melhores talentos, melhorar a produtividade e a lucratividade geral.
E, isso é respaldado por dados. Empresas que desenvolvem estratégias de employee experience apresentam 40% menos turnover e 4,2 vezes mais lucro médio do que as que não investem nisso. É o que demonstra uma pesquisa de Jacob Morgan, especialista no tema.
Como posso fomentar o Employee Experience na minha organização?
Uma experiência positiva do funcionário envolve a criação de um ambiente de trabalho que promova o engajamento, a produtividade e a satisfação do funcionário.
Ou seja, passa por fatores como oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional, remuneração e benefícios justos, reconhecer e recompensar as contribuições dos funcionários e promover uma cultura de comunicação aberta e colaborativa.
Além disso, investir em um RH estratégico e digital é imprescindível para que o empreendimento consiga manter a longo prazo um EX positivo.
Afinal de contas, ele envolve a revisão de processos, análise de dados e decisões assertivas.
O People Analytics contribui para um melhor Employee Experience
O método é uma ótima ferramenta para diminuir a carga operacional do setor de RH e permitir o acompanhamento de métricas relevantes como produtividade e absenteísmo para a construção de EX.
A partir disso, os insights obtidos da análise de pessoas podem ajudar a empresa a otimizar seu EX e a melhorar a cultura organizacional.
As soluções de People Analytics da RH Numbers concentram em dashboards facilmente visualizáveis os principais indicadores de um negócio, facilitando ainda mais o processo de análise.
Conheça os nossos planos e garanta uma série de vantagens competitivas para desenvolver o Employee Experience (EX) da sua organização.