Como melhorar a comunicação interna? Veja caminhos!
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Como melhorar a comunicação interna? Veja caminhos!

Os desafios do cenário empresarial global revelam que a comunicação interna é cada vez mais estratégica. Um levantamento da Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), apontou que 88% dos CEOs valorizam a comunicação interna. Por isso, negligenciar esse tema coloca o seu negócio na contramão de uma rota eficiente no mercado.


A comunicação interna é um pilar para a construção de um ambiente corporativo mais moderno. Isso significa uma empresa aberta ao conhecimento, à transparência e à participação, fomentando inovação e crescimento.


Por isso, confira uma lista de tendências relevantes para alavancar a comunicação com o seu público interno:


Experiência do Colaborador

Também conhecido pelo termo em inglês employee experience, a experiência do colaborador é a forma como o funcionário percebe a sua experiência dentro da empresa. Isso é impactado pela infraestrutura física, onboarding, ferramentas de trabalho e benefícios.

Tudo que impacta a jornada do trabalhador tem efeito na percepção dele sobre a empresa. A comunicação é peça-chave, atuando para construir pontes e converter ações internas em retorno para uma cultura organizacional mais sólida.

Conteúdos Interativos

Os conteúdos interativos podem evoluir a forma como as organizações se conectam com os colaboradores. Eles estimulam o engajamento, a identificação e a retenção de informações importantes. Tudo isso traz um frescor para a comunicação corporativa.


Plataforma Multicanal

É uma abordagem que dissemina a informação por diferentes meios. Dessa forma, a comunicação não depende de um único canal. Esse modelo aumenta a eficiência porque torna o acesso mais abrangente. O público interno consegue adaptar o consumo de informações às suas preferências e realidades.

A existência de diferentes canais também amplia a possibilidade de feedback O diálogo é facilitado, fomentando o compartilhamento de opiniões, dúvidas e a geração de conversas construtivas.




Influenciadores Internos

Esse conceito é semelhante ao dos influenciadores das redes sociais. Mas, aplicado ao ambiente empresarial, a ideia é aproveitar colaboradores alinhados com a cultura organizacional para estimular uma comunicação mais próxima e natural.


Os influenciadores funcionam como embaixadores da empresa enquanto marca organizacional. Eles podem ser valiosos para engajar as equipes durante campanhas internas e ações de endomarketing. 

ESG

Esse conceito é a sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Está diretamente relacionado à adoção de práticas sustentáveis e responsabilidade social da empresa.


Esses temas têm ganhado cada vez mais importância e pesam na avaliação de investidores e clientes. Hoje, a competitividade é influenciada pela forma como a empresa se posiciona socialmente. Por isso, uma comunicação que observe esse campo é essencial.


É preciso ter esse olhar no momento de promover ações e campanhas internas. A cultura da empresa começa de dentro para fora. Estimular esse espírito nos colaboradores é um papel da comunicação.


Métricas

Toda estratégia, para ser eficiente, precisa de acompanhamento contínuo. A aplicação de novas ações na comunicação interna terá mais valor se for possível mensurar os resultados.

Existem métricas específicas e recursos de analytics que são úteis nessa avaliação. É possível medir o alcance e a efetividade das informações que chegam aos funcionários. Dados como taxa de cliques, visualização e interações permitem entender melhor o sucesso e redefinir estratégias.

As métricas ainda abrem a possibilidade de construir uma comunicação mais segmentada e direcionada. É mais simples conhecer os interesses e as necessidades de diferentes grupos de colaboradores.


Como o people analytics pode ser a chave?

As soluções da RH Numbers podem ser o ponto de virada para implementar todas essas tendências no seu setor de comunicação. Estar munido de dados é um passo valioso em direção a uma ação mais estratégica com o público interno.


Entre em contato e solicite uma demonstração para entender exatamente como podemos trabalhar juntos para o crescimento da sua empresa.


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