top of page

Como aplicar a análise de dados nos processos de recrutamento e seleção?

Os processos de recrutamento e seleção demandam muito tempo e recursos dentro das organizações, pois elas estão em busca do “match ideal” com o candidato. Diversas etapas trabalhosas são pensadas e avaliadas para facilitar esse momento de triagem, justamente para tornar a decisão o mais assertiva possível.


Mas como a análise de dados ajuda no recrutamento e seleção?


Antes de tudo, é interessante compreender o que é o People Analytics. Esse é um método que visa a coleta, gestão e análise de informações relacionadas às pessoas que trabalham numa empresa. Aplicar essa metodologia no RH serve para torná-lo estratégico e explorar ao máximo os dados que ali se encontram.


Essa metodologia transforma o RH mais eficiente e preciso, colocando esse setor em destaque. Com a análise de dados, a intuição ou os “achismos” perdem força, assim, as estratégias são definidas com base em informações reais e verdadeiras sobre a empresa.


Quer entender mais do assunto? Acesse nosso artigo “Como a análise de dados auxilia o RH a tomar melhores decisões”.


Essas ferramentas são úteis em todas as etapas, inclusive, no recrutamento e seleção. Neste caso, os algoritmos serão ainda mais inteligentes e claros, ajudando a traçar o perfil comportamental e preditivo desse candidato, indo além do que está apenas no currículo. Possibilitando identificar o grau de compatibilidade desse concorrente com a equipe em que ele irá atuar, por exemplo.


Por isso, é tão importante analisar os dados que já existem, além de levantar novas informações, a fim de compreender qual é o fit cultural presente na empresa e mapear quais são as características principais dos colaboradores que estão na organização.


Esse mapeamento é uma etapa essencial, porque ajuda a compreender as tendências de comportamento e isso aumenta a efetividade da seleção, o que, consequentemente, diminui os índices de turnover.


A análise de dados facilita a coleta e a exploração de informações relacionadas à performance de cada profissional, que serve para investigar o que impulsiona e o que atrapalha a produtividade.


Exemplo da aplicação de dados no processo de seleção


Imagine que na sua empresa, entre seus colaboradores, você possui 12 profissionais com alto desempenho em captar novos clientes. Com o People Analytics, você consegue cruzar informações e descobrir o que eles têm em comum.


Ao descobrir os padrões por meio da análise de dados, foi concluído que o perfil comportamental da maioria deles envolvia uma alta taxa de empatia, facilidade de se comunicar e boa competência de socialização.


Tendo essas informações em mãos, o time de recrutamento poderá selecionar com muito mais agilidade e assertividade o candidato que se enquadra nessas características. Com isso, a decisão tem uma alta chance de sucesso, poupando recursos e otimizando o tempo de todos que estão envolvidos no processo.


Essa tem se tornado a realidade da maioria das empresas, uma pesquisa realizada pelo Infojobs, apontou que 60% dos profissionais de RH já usaram análise de dados, clique aqui para ler a matéria completa.



Como tornar essa a realidade da sua empresa?


O People Analytics ajuda a tomar melhores decisões, traçar estratégias promissoras e trabalhar com base em informações reais. Desenvolva uma cultura de dados dentro da sua organização e veja todos os setores serem beneficiados.


Sabemos dos desafios diários de realizar gestão de pessoas, por isso, estamos aqui para te ajudar.


Com a Rh Numbers, você tem o People Analytics integrado com os principais ERPs, atualização rápida e objetiva das informações, análise de indicadores, visão ampla e estratégica de todos os resultados conectados ao RH.


Nossos planos são acessíveis e personalizados, oferecemos as melhores soluções para que sua empresa viva uma verdadeira transformação digital.



Comments


bottom of page