top of page

Como a análise de dados auxilia o RH a tomar melhores decisões?

Segundo um relatório da Deloitte (líder em serviços de Auditoria, Consultoria, Assessoria Financeira e serviços relacionados), com mais de 10 mil entrevistados – divididos entre líderes de negócios (37%) e líderes de RH (63%) – em 140 países, o método People Analytics é visto como importante ou muito importante para a organização, segundo 71% dos entrevistados. No Brasil, 85% dos participantes afirmam que a prática do People Analytics é muito importante, demonstrando uma forte tendência dessa temática em ambientes empresariais brasileiros.


Ou seja, a análise de dados vem ganhando cada vez mais espaço e relevância para as organizações, assim como o setor de RH, que não é mais classificado apenas como um segmento isolado, mas é reconhecido como uma parte essencial de uma empresa. Esse departamento trabalha diariamente com grandes demandas, a análise de dados pode tornar essas tarefas mais simples, práticas e objetivas.


Entenda como isso se aplica na prática

O People Analytics é uma ferramenta que ajuda, por meio de dados, a gestão de pessoas com objetivo de facilitar a tomada de decisões por parte de líderes, para que essas ações sejam mais assertivas em relação aos seus colaboradores.


Implementando essa prática, é possível alcançar informações estruturadas e entrecruzadas, que serão aplicadas de maneira estratégica. Assim, a tomada de decisão é baseada em dados reais e concretos da empresa, sem "achismos" ou seguindo “tendências” duvidosas. Os recursos e esforços são direcionados para o alvo certo.


Uma aplicação prática da análise de dados, é ter as informações coletadas, organizadas e avaliadas por meio de um software, assim, o gestor do RH pode ter uma visão ampla sobre as condições atuais da empresa para obter um melhor rendimento dos profissionais, reduzindo diagnósticos equivocados e trazendo mais agilidade para todas as etapas. Isso também se aplica no recrutamento e seleção, visto que a triagem torna-se otimizada com o auxílio da análise de dados, delineando um perfil mais próximo do ideal para preencher aquela vaga.


Um RH alinhado com a análise de dados aumenta a produtividade e reduz os custos. Além de colocar essa organização à frente de seus concorrentes, que não têm conhecimento dessas informações e, consequentemente, não conseguem aprimorar seus processos.


Imagine uma tecnologia que consiga analisar as causas dos problemas de comunicação entre equipes ou apontar quais comportamentos e estratégias geram produtividade? A análise de dados serve exatamente para essas questões e muitas outras que fazem parte de uma rotina organizacional.


Dê o próximo passo

Grandes organizações, principalmente as que desejam se manter conectadas e ativas no mercado, entendem a importância de se atualizarem, Ambev e Adtalem, por exemplo, possuem análise de dados nos principais cargos de direção do RH da empresa.


Esse é um investimento que busca explorar e potencializar o RH do seu negócio, tornando a tomada de decisão muito mais concisa e em conformidade com a realidade dessa instituição, além de auxiliar no planejamento, buscando evitar desperdícios e falhas.


Quer tornar o seu RH mais tecnológico e estratégico? Quer desvendar tudo que esse setor da sua empresa tem para oferecer? Entre em contato com a gente, podemos te ajudar a aperfeiçoar e aplicar os dados da sua organização.


Entre em contato, conheça os nossos planos e obtenha os melhores resultados!


תגובות


bottom of page