A Inteligência Artificial despontou na última década e cada ano está mais presente em nosso dia a dia.
E os dados confirmam que o cenário deve se manter. Uma pesquisa realizada pela empresa MarketsandMarkets indica que o mercado de IA deve crescer a um ritmo de 36.2% ao ano, alcançando US$ 407 bilhões em 2027.
Por isso, é imprescindível que as empresas preparem a sua força de trabalho para lidar com novas tecnologias.
Confira o conteúdo que a RH Numbers desenvolveu para contribuir neste sentido. Continue a leitura e veja dicas para preparar sua equipe para o IA.
Por que é necessário contribuir?
A alfabetização em Inteligência Artificial na força de trabalho ainda está significativamente distante do nível desejado.
Uma pesquisa da Skillsoft, empresa de aprendizado digital, realizada com 8.000 líderes e profissionais de TI revelou que 70% têm dificuldades em contratar profissionais qualificados com competência em IA.
Além disso, quase 60% consideraram as habilidades de suas equipes na área como baixas ou levemente deficientes.
Logo, uma saída para solucionar a questão é a preparação e qualificação internas dos profissionais com auxílio do RH.
Como preparar a sua força de trabalho para o IA?
Veja a seguir dicas e boas práticas para treinar os seus colaboradores:
Inicie com compreensão básica:
Forneça uma introdução à Inteligência Artificial, desenvolvendo os conceitos básicos e como pode ser aplicado para otimizar atividades diárias.
Educação contínua:
Ofereça cursos, workshops ou recursos online para que a equipe possa aprender sobre as tecnologias de IA relevantes.
Identificação de gargalos:
Ajude-os a identificar tarefas repetitivas ou que demandam muito tempo e que podem ser automatizadas com IA.
Treinamento com foco no desenvolvimento das habilidades humanas:
Enfatize a importância de soft skills, como empatia, criatividade e resolução de problemas, que são essenciais em funções de RH e podem ser melhoradas com o auxílio de IA.
Gerenciamento de dados:
Capacite sua equipe a coletar, organizar e interpretar dados relevantes, preparando-os para colaborar com sistemas de IA.
Fomente o aprendizado colaborativo:
Incentive a colaboração entre a equipe e os sistemas de IA, mostrando como eles podem trabalhar juntos para obter melhores resultados.
Avaliação de ferramentas:
Auxilie-os a avaliar e escolher ferramentas de IA adequadas para suas necessidades, considerando a usabilidade e os resultados esperados.
Treinamento de ética em IA:
Ofereça treinamento sobre ética, destacando a importância de tomar decisões justas e imparciais ao usar tecnologias automatizadas.
Acompanhamento e avaliação:
Mantenha um acompanhamento regular do progresso da equipe, avaliando como a integração da IA está impactando positivamente o trabalho e o que precisa de ajustes.
Vale salientar que a adaptação à IA deve ser um processo contínuo. Ao capacitar sua equipe, o RH os prepara para aproveitar ao máximo as vantagens que a IA pode oferecer e proporciona diferenciais competitivos tanto para a equipe quanto para a empresa.
Agora que você já compreendeu boas práticas na preparação da sua força de trabalho para o IA, te convidamos a conhecer as soluções de People Analytics da RH Numbers.
A partir da implementação, você simplifica o operacional do seu RH e permite que ele lide com questões como o IA com mais tranquilidade.
Comments