top of page

Como o People Analytics pode contribuir para evitar layoff


Basta uma rápida olhada no LinkedIn para se deparar com alguém informando que foi afetado por um layoff.


Não é por acaso. Nos primeiros três meses de 2023, o mercado global presenciou uma onda de demissões em massa, especialmente em BigTechs como Meta, Alphabet e Microsoft.


Já no Brasil, iFood, Loft, PagSeguro, C6 e Nubank anunciaram cortes em massa. Entre julho de 2022 e fevereiro de 2023, a tendência foi responsável por 6.000 desligamentos em 50 empresas.


E, apesar de serem uma das primeiras soluções pensadas quando a pauta é redução de gastos, os cortes em massa podem trazer riscos para a organização. A moral e a produtividade dos profissionais que permanecem podem cair, além da perda de talentos.



Mas o People Analytics pode contribuir para evitar demissões.


Continue a leitura para conferir 5 alternativas para evitar o downsizing e como o People Analytics pode contribuir neste cenário.


  1. Contratação congelada

O relatório Visier Insights de 2021 apontou que muitas organizações estão optando pelo congelamento de contratações como alternativa para a redução de custos.

E o People Analytics pode facilitar a identificação de quais funções são críticas dentro da empresa. Com isso, a gestão pode congelar a contratação de novos colaboradores para funções secundárias.


2. Requalificação

A requalificação, ou seja, remanejamento de pessoas para funções críticas, costuma ser mais econômico do que uma nova contratação.


Mas, vale salientar que a alteração deve ser feita a partir da constatação de compatibilidade de funções ou pelo menos de hard skills.


Tendo isso em vista, o People Analytics ajuda a responder perguntas como “Que tipos de transições outros funcionários fizeram no passado para assumir essas funções?” para uma realocação bem-sucedida.


3. Limitar horas extras

A partir dos insights de dados, a organização pode visualizar o montante gasto com horas extras e, como redistribuir a carga de trabalho para reduzir gastos com este tipo de pagamento.




4. Licenças

A licença se refere a um afastamento temporário ou simplesmente a jornada de trabalho reduzida.


Em vista disso, com as informações advindas do People Analytics da empresa, os líderes podem visualizar com mais clareza os cenários de custo e escolher o mais vantajoso.


Mais clareza e direcionamento em tempos turbulentos

O People Analytics proporciona uma visão mais clara da situação em questão e abre uma gama de possibilidades para lidar com cenários desafiadores.


Além disso, facilita a identificação de caminhos para economizar dinheiro, evitando cortes de empregos prejudiciais e minimizando o impacto sobre as pessoas.



O uso de análises também oferece mais flexibilidade em termos de modelagem de vários cenários de custo para tomar as melhores decisões financeiras.


Implemente uma solução de People Analytics moderna, com bom custo-benefício e com fácil integração aos principais ERPs do mercado. Leve a RH Numbers para a sua equipe!






Comments


bottom of page