top of page

Veja as tendências para o RH em 2024!

O crescimento da empresa depende de um conjunto de fatores que passam por inovação, competitividade, fidelização de público e consolidação de marca. Mas, todos esses objetivos precisam estar associados a eficiência dos processos internos e a composição de uma equipe talentosa. Por isso, observar as tendências do setor de Recursos Humanos é fundamental para garantir o sucesso da empresa.


O exterior do seu negócio, o que chega ao público, também será moldado pela cultura interna e pelas engrenagens que conduzem as rotinas de produção. Então, qualquer projeto pautado na busca pelo crescimento deve estar alinhado com os colaboradores. Para te deixar por dentro das principais tendências do RH e entrar em 2024 com o pé direito, separamos algumas delas aqui.


People Analytics

Analytics não é exatamente novidade, marcando presença no cotidiano de muitas empresas. Mas em 2024, esse mecanismo deve estar consolidado como parte essencial do RH. A tendência é que as ferramentas continuem em processo de aperfeiçoamento. Por isso, quem já estiver familiarizado sairá na frente.

O People Analytics fornece dados acessíveis sobre o perfil dos colaboradores, os padrões e o desempenho das atividades. Assim, cada ação direcionada ao corpo da empresa tem embasamento e maior chance de resultado positivo.


Uso de I.A

As Inteligências artificiais já são uma realidade e fechar os olhos para isso pode deixar passar uma oportunidade valiosa de otimizar os processos de recrutamento. Para o próximo ano, ferramentas ATS ou Sistema de Rastreamento de Candidatos, darão agilidade não só na triagem de currículos, mas na própria divulgação de vagas, expandindo a possibilidade de atrair talentos.


Quando o assunto é IA, muitas vezes surge o discurso da substituição de pessoas por computadores, mas na verdade, a mentalidade que deveria ser aplicada é de que são aliados. Os profissionais precisam aprender a lidar com esses mecanismos e operá-los com eficiência.


Feedback

Compreender as rotinas da empresa, com acertos e falhas é uma das chaves para traçar estratégias eficientes. Por isso, o processo de escuta é fundamental. Envolver os colaboradores com a organização, aumenta o nível de interesse e engajamento, além de clarear a visão dos gestores.

Daqui para frente, esse processo promete não ficar apenas nos questionários. Existem plataformas de pesquisa em constante aprimoramento e metodologias cada vez mais eficazes de análise.





Home Office e trabalho híbrido


Conforme pesquisa da Accenture, o modelo híbrido é o preferido de 69% dos brasileiros no mercado de trabalho. As empresas precisam estar atentas ao fato de que a pandemia de Covid-19 acelerou um processo de mudanças que não tem perspectivas de retroceder.


A melhor alternativa é utilizar o modelo híbrido a serviço da agilidade dos processos, aliando economia de tempo em ações que podem ser feitas a distância e utilizando o tempo presencial para atividades mais específicas, agregando em produtividade e bem-estar.


Diversidade e inclusão

A diversidade não é mais um assunto secundário. A melhor forma de demonstrar atenção a esse tópico é aplicar na prática, durante processos de recrutamento e progressão de carreira. Equipes mais plurais agregam valor, já que observam os temas por pontos de vista diferentes. Até mesmo os consumidores conseguem se sentir representados.


Para isso, é possível promover vagas afirmativas, núcleos de diversidade e inclusão para discutir ações dentro da empresa e também pensar na acessibilidade dentro dos espaços físicos e digitais.


Como manter o seu RH atualizado? 

Agora que você já está por dentro de como o setor de Recursos Humanos deve caminhar em 2024, saiba que a RH Numbers está preparada para te ajudar a aplicar as soluções mais eficientes no seu negócio. Entre em contato, solicite uma demonstração e comece o ano com eficiência.


コメント


bottom of page