top of page

Descubra quais são as vantagens do People Analytics para o Recursos Humanos

Talvez você já saiba o que é People Analytics, mas você sabia que ele pode tornar o dia a dia do RH mais ágil e eficiente? Segundo uma pesquisa da Visier, organizações que são capazes de analisar os dados de forma mais avançada apresentam margens de lucro 56% mais altas que empresas que ainda não dominam o processo. Descubra abaixo mais vantagens que o People Analytics pode trazer para o Recursos Humanos da sua empresa.


Entendendo na prática o que é People Analytics

O People Analytics ou análise de pessoas é uma abordagem que coleta e organiza dados referentes aos colaboradores de uma empresa. O processo é feito por meio de softwares que cruzam informações de diversas fontes para gerar uma análise dos dados eficiente e, dessa forma otimizar o gerenciamento de Recursos Humanos.


Com o People Analytics é possível que a equipe de Recursos Humanos acompanhe indicadores como motivação, engajamento e taxas de retenção dos funcionários de uma organização de perto, o que proporciona uma visão mais ampliada das necessidades que a equipe possui.


A partir disso é possível que decisões baseadas em dados sejam tomadas, evitando que profissionais de RH ou gerentes façam escolhas baseadas somente em instinto ou observação.


Benefícios do People Analytics para o RH


1. Contratações mais assertivas:

Com o People Analytics é possível traçar um perfil ideal para a vaga por meio de perguntas padronizadas e a partir de uma análise do perfil dos candidatos é mais simples e fácil fazer o ‘match’ perfeito. A ferramenta também torna viável a previsão de quanto tempo o contratado vai levar para se adequar ao novo cargo e também possíveis atritos com a equipe.


2. Maior controle dos processos:

Não é novidade que o setor de Recursos Humanos engloba muitos processos, o que pode dificultar uma visão mais assertiva do todo, mas com o People Analytics isso pode ficar no passado. A ferramenta permite controlar de forma simples e eficiente aspectos como clima organizacional, os processos seletivos, além de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.


3. Redução de gastos:

O People Analytics identifica com rapidez possíveis falhas nos processos de trabalho e deficiências nos processos de recrutamento e seleção. Portanto, com a ferramenta é possível criar uma equipe mais consistente, reduzindo a rotatividade e custos desses processos, facilitando a retenção dos profissionais.


4. RH mais eficiente:

Com maior clareza e organização, os profissionais de RH podem trabalhar de forma mais tranquila para buscar novas soluções para o desenvolvimento da equipe. Com o People Analytics também podem atuar de forma mais estratégica para impulsionar a produtividade dos funcionários. Com um RH mais eficiente é muito mais provável que todos os setores da empresa tenham resultados mais positivos.


People Analytics é com a RH Numbers

Agora que você já conhece os inúmeros benefícios que o People Analytics pode trazer para a sua empresa, conte com as soluções da RH Numbers para implementar e obter as vantagens no dia a dia do seu RH. Nós temos planos acessíveis para atender suas necessidades. Entre em contato e comece a otimizar o seu RH hoje!


留言


bottom of page