Cada vez mais os departamentos de RH de empresas do mundo todo estão implementando a análise de métricas sobre pessoas. Segundo o relatório do Linkedin “The Transformation of L&D”, que traz dados sobre aprendizado em ambiente corporativo, a medição de indicadores das empresas é cada vez mais incentivada.
Mas, para obter todos os benefícios que o People Analytics pode oferecer é preciso trazer melhorias constantes na análise de dados do RH para que as informações geradas sejam confiáveis e representem de fato a realidade da empresa. Confira dicas de como melhorar a análise de dados do seu RH.
Colete somente os dados que importam
Analisar e obter dados que não agregam valor estratégico aos objetivos pode se tornar uma perda de tempo. Portanto, para tornar a análise de dados mais estratégica é preciso traçar o objetivo do que se deseja obter de forma clara. Para detectar a meta é importante se perguntar: “Quais dados são relevantes para nossos objetivos de negócios?” e a partir disso, definir os indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Dessa forma, é possível economizar recursos importantes concentrando a análise somente nas áreas que precisam de monitoramento direto. Com isso, é possível saber quais ferramentas aplicar com mais assertividade.
Estabeleça um plano de ação
Depois de estabelecer a meta e definir quais dados são relevantes, é necessário criar um plano de ação.
Ter um plano de ação bem definido permite um melhor entendimento de por que certas mudanças podem estar ocorrendo com os funcionários da empresa.
Para melhorar a experiência dos funcionários é preciso definir prioridades, portanto toda a organização deve ser capaz de vincular a experiência e satisfação dos colaboradores diretamente com métricas do RH.
A partir dos dados coletados e analisados pelo People Analytics é possível detectar com mais clareza quais iniciativas do RH são bem-sucedidas para o funcionário e por quê contribuem para o sucesso do setor e da empresa como um todo. Com essas informações, o setor pode traçar estratégias com mais embasamento do que já deu certo, aumentando assim as chances de sucesso.
De forma geral, investir na melhoria da análise de dados do RH passa por dois principais pontos: definir quais dados é preciso quantificar e qualificar e entender quais são os objetivos finais com a análise.
Essas medidas podem ajudar a evitar fuga de talentos e podem tornar a gestão de pessoas mais alinhada aos negócios da organização a partir do People Analytics. Ter KPIs claros garante que o impacto seja medido com frequência e com transparência, afinal uma estratégia de negócios eficaz precisa ter respaldo de dados.
Conte com a RH Numbers!
Apesar de parecer simples, somado às diversas demandas que o setor de Recursos Humanos possui, implementar melhorias na análise de dados é uma tarefa que demanda tempo e conhecimento. Por isso, conte com a ajuda de profissionais! A RH Numbers é especialista em usar o People Analytics para facilitar e aprimorar a gestão de pessoas dentro das empresas.
Nossos planos são acessíveis e atendem com excelência todas as necessidades de gestão que uma empresa precisa, independentemente de seu porte ou setor.
Entre em contato para transformar a realidade da sua organização com a RH Numbers!
Comments