O constante aprimoramento dos profissionais em Programas de Treinamento & Aprendizagem traz benefícios para a organização e para a retenção de talentos.
Contudo, podem esbarrar no desinteresse dos funcionários, um grande entrave para o sucesso dos programas. Por isso, para garantir a eficácia e real aprendizado é preciso engajar os colaboradores.
Continue a leitura para entender algumas estratégias para contornar o desinteresse em programas de treinamento.
O que causa o desinteresse?
Antes de entender estratégias para sanar o problema é preciso compreender quais fatores podem desencadear a falta de motivação dos colaboradores neste processo.
1. Falta de relevância:
Um dos principais obstáculos ao engajamento é a falta de relevância percebida pelos funcionários. Um dos principais motivos é a desconexão com as funções ou carreiras.
2. Sobrecarga de informações
A sobrecarga de informações é um problema real nos treinamentos corporativos, afinal uma quantidade excessiva de informações pode sobrecarregar e desengajar os colaboradores.
3. Falta de tempo
A falta de tempo é um desafio para os treinamentos, já que agendas lotadas dificultam o agendamento e também a participação efetiva.
4. Falta de incentivos
Se o funcionário não entender como aquilo o beneficia é provável que se desanime. Por isso, motivá-lo com incentivos, como reconhecimento, certificados ou até mesmo recompensas tangíveis é um bom caminho.
Como contornar o desinteresse em programas de treinamento?
1. Avalie as necessidades de treinamento
Identifique desafios, como metas não atingidas ou necessidade de informar sobre novos produtos. Essas situações indicam a necessidade de treinamento, ponto de partida para um programa eficaz.
2. Defina objetivo, público-alvo e planejamento
Estabeleça objetivos claros, alcançáveis e relevantes, alinhados com as atividades da empresa. Desenvolva um planejamento abrangente, considerando métodos, conteúdo, fluxo, e assegurando coerência entre módulos.
3. Crie um roteiro interativo e coerente
Elabore um plano considerando as necessidades dos funcionários, priorizando o objetivo de treinamento. Integre sessões práticas, adote microlearning e utilize um vocabulário adequado.
4. Explore tecnologia para implementação
Utilize plataformas digitais de educação corporativa para facilitar a implementação do treinamento, oferecendo flexibilidade e monitoramento eficiente de desempenho.
5. Fomente uma cultura de aprendizado contínuo
Maximize o potencial humano promovendo uma cultura de aprendizado contínuo. Líderes devem ser exemplos, incentivos e recompensas podem estimular a participação, e comunicação clara sobre oportunidades e benefícios pessoais e profissionais é essencial.
6. Feedback construtivo
Forneça feedback construtivo durante e após os programas de treinamento para orientar os colaboradores em seu desenvolvimento. Além disso, é fundamental estimular a autoavaliação e a definição de metas individuais.
Na era dinâmica dos negócios, o lifelong learning é crucial. Logo é fundamental superar os desafios de engajamento em treinamentos para equipar os funcionários com as habilidades necessárias, lembrando que o aprendizado é uma jornada, impulsionada pelo apoio ativo da empresa.
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