A taxa de turnover costuma ser um dos principais desafios que o setor de RH enfrenta. E o cenário é corroborado por dados.
Um estudo da empresa de recrutamento Robert Half, com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que o Brasil tem o índice mais alto de rotatividade do mundo: 56%.
Outro ponto de destaque é a alta taxa de desligamentos voluntários, que correspondem por quase metade das demissões.
Por isso, a mobilidade interna é uma grande aliada para enfrentar esse cenário adverso e contribuir para reter talentos dentro da sua organização.
Continue a leitura para entender como a mobilidade interna contribui para reter talentos!
O que é mobilidade interna?
Antes de mais nada vamos entender o que a expressão significa na prática. Como sugere o nome, o método representa a movimentação de colaboradores entre cargos dentro da própria organização.
“Então seria contratar um colaborador júnior e ir movimentando-o até chegar ao posto de sênior?” Não necessariamente.
A mobilidade interna representa, na verdade, um plano de carreira mais dinâmico para manter o colaborador motivado ao longo do tempo.
Ela pode acontecer das seguintes formas:
por ascendência: se refere a tradicional promoção de cargo e mais benefícios;
por lateralidade: mudança de função e de área de atuação dentro da empresa;
em mobilidade por projetos: o cargo é mantido, mas o colaborador passa a tomar parte parte em projetos específicos;
por transferência: movimentação do profissional entre outras unidades da organização empresarial.
Vale destacar que a ferramenta possui algumas características que devem ser observadas pelo RH como:
assim como o foco do RH são o capital humano, a mobilidade foca na experiência do colaborador, por isso, não esqueça de consultar o funcionário. Assim há maiores chances da mudança ser assertiva.
o foco em lifelong learning facilita o processo de mobilidade interna, já que garante que a aprendizem dos colaboradores seja contínua, facilitando a adaptação a novos cargos e áreas.
Quais os benefícios do método
Como ressaltamos desde o início, a principal vantagem do método é a diminuição da taxa de turnover, contribuindo para reter talentos no seu negócio. Isso porque quanto mais benefícios oferecidos, o tempo de vínculo empregatício tende a ser maior também.
Contudo, a mobilidade interna também:
Facilita o preenchimento de lacunas de competências;
Permite o ganho de vantagem competitiva;
Reduz custos com recrutamento e seleção devido ao aprimoramento de talentos ‘da casa’;
Fortalecimento da cultura organizacional, aumentando a atratividade para talentos externos.
Como implementá-la?
Para uma implementação bem-sucedida da mobilidade interna, é essencial colocar o colaborador no centro da estratégia e respeitar suas características individuais.
Em essência, o objetivo da mobilidade interna é melhorar a satisfação e a qualidade de vida dos colaboradores, o que pode ser alcançado através de um diálogo constante, oportunidades de aprendizagem e envolvimento em projetos.
Para atingir esse objetivo, confira algumas dicas úteis para facilitar o processo para o RH:
1. Mantenha um diálogo frequente com os colaboradores, tanto por parte dos profissionais de RH quanto das lideranças.
Acompanhe suas habilidades e oriente-os em relação aos seus planos de carreira.
Além disso, divulgue as oportunidades internas e compartilhe histórias de sucesso de colaboradores que conquistaram novas posições, servindo de inspiração para outros.
2. Promova o desenvolvimento de carreira, incentivando conversas focadas nesse objetivo.
Além disso, ofereça oportunidades de aprendizagem, tanto por meio de treinamentos internos quanto com incentivos como descontos e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação, direcionando o crescimento dos colaboradores para as áreas em que serão alocados.
3. Envolver os colaboradores em projetos da empresa é essencial para o desenvolvimento e para avaliar suas habilidades de liderança e organização, independentemente de sua posição hierárquica.
Isso proporciona uma visão prática de como os colaboradores lidam com desafios, tomam decisões e lideram equipes, contribuindo significativamente para a mobilidade interna.
O People Analytics é um importante aliado para a avaliação e monitoramento do desempenho dos funcionários, facilitando as recompensas ou ajustes e assim contribuindo para o processo de mobilidade e retenção.
Conheça as soluções de People da RH Numbers e diminua o turnover da sua empresa!
Comments